Como restaurar plástico esbranquiçado do veículo?


Como tirar esbranquiçado do plástico do veículo? 

Você já reparou que alguns plásticos do seu carro ficam esbranquiçados ou ressecados com o tempo? 

Isso acontece por causa da exposição ao sol, à chuva, à poluição e a outros agentes que danificam a superfície desses materiais, ou até mesmo por nunca ter passado um produto para proteção do mesmo.

Além de comprometer a estética do veículo, o plástico esbranquiçado pode se tornar quebradiço e rachar, causando prejuízos maiores.

Por isso, é importante cuidar dos plásticos do veículo, tanto os externos quanto os internos, para mantê-los com boa aparência e durabilidade. 

Neste texto, vamos explicar como restaurar plástico esbranquiçado do carro, usando produtos Vonixx e seguindo um passo a passo. Confira!

Por que o plástico fica esbranquiçado?

O plástico é um material composto por polímeros, que são cadeias de moléculas orgânicas. Esses polímeros têm uma camada protetora chamada verniz, que dá brilho e cor ao plástico. 

No entanto, essa camada pode se desgastar com o tempo, devido à ação dos raios ultravioleta (UV) do sol, da umidade, do calor, da sujeira e de produtos químicos.

Quando isso acontece, o plástico perde sua cor original e fica com um aspecto esbranquiçado ou opaco. 

Esse fenômeno é chamado de oxidação ou degradação do plástico. Alguns tipos de plástico são mais propensos a esse processo do que outros, como o polipropileno (PP) e o polietileno (PE), que são usados em parachoques, retrovisores, maçanetas e outros componentes externos do carro.

Como tirar esbranquiçado dos plásticos do veículo?

Se o plástico do veículo está esbranquiçado ou ressecado, é possível restaurá-lo com alguns produtos de qualidade, como os da Vonixx. 

Confira abaixo como revitalizar as partes plásticas do carro:

Limpeza dos plásticos do carro

O primeiro passo é limpar as peças de plásticos do carro. Para esta etapa, o Sintra Vonixx é o produto ideal. Temos ele na versão pronto uso Sintra Fast e versão para diluir que é o Sintra Pro.

O Sintra é um multimpador bactericida de pH balanceado e ultra concentrado, indicado para limpeza de painéis, laterais e cantos de portas, além de bancadas de couro, carpetes e estofados. 

Ele promove alto poder de remoção de manchas de gordura e sujeiras diversas, além de eliminar microrganismos causadores de doenças no interior do veículo. 

A baixa espumação o torna ideal para ser usado em extratoras, eliminando as sujidades do interior do veículo e deixando-o limpo novamente. 

Além disso, o Sintra Pro diminui maus odores no interior do veículo, tornando-o mais saudável e livre de impurezas. 

Veja o passo a passo para utilizar o Sintra nos plásticos do veículo:

  • No caso do Sintra Pro dilua conforme o rótulo indica a depender da sujidade ou se for o Sintra Fast seguir o passo dois em diante;
  • Aplique a solução nos plásticos;
  • Utilize pincel de detalhamento, escova macia ou aplicador de espuma e realize movimentos circulares até observar o desprendimento total da sujeira;
  • Remova o excesso com auxílio de toalha de microfibra úmida.

Diluições recomendadas do Sintra Pro:

Limpeza de laterais de portas, plásticos e couro muito encardido – 1:5.

Manutenção de limpeza interna em painéis, laterais de portas e bancos de couro – 1:50.

Observação: Em extratoras com diluição de até 1:60 e em tornador com diluição 1:10.

Se os plásticos do seu carro estão com sujeira incrustada, precisando de uma limpeza pesada, o recomendado é a utilização do Prizm. 

O Prizm, apesar de ser um restaurador de vidros, também pode ser utilizado em casos de sujeira extrema dos plásticos. 

O produto remove impurezas e contaminantes que não saem com a limpeza convencional. Além disso, age quimicamente contra as manchas e sujeiras, removendo-as facilmente e de forma segura. 

Atenção: O Prizm foi desenvolvido para uso exclusivamente profissional.

Proteção dos plásticos 

Após a limpeza, chegou a hora de restaurar e devolver o brilho aos plásticos. Para esta função, a Vonixx desenvolveu o Restaurax, restaurador de plásticos internos e externos. 

O Restaurax renova e restaura superfícies plásticas, como parachoques, painéis e laterais de portas. 

Sua fórmula contém polímeros especiais que também protegem as peças contra as ações do tempo, evitando degradação precoce do material. 

Confira o passo a passo para utilizar o Restaurax:

  • Aplique o Restaurax com um aplicador de espuma até a completa restauração do plástico. Se necessário, repetir a operação.
  • Para manter o plástico sempre novo, repita a aplicação do Restaurax a cada 60 dias na parte externa e a cada 6 meses na parte interna.

Observação: Para um resultado com menos brilho, realizar acabamento com uma microfibra.

Após aplicar o Restaurax, o produto proporciona até seis meses de proteção nos plásticos internos e sessenta dias nos plásticos externos.

Agora, se você procura por uma proteção maior para os plásticos do seu veículo, o V-Plastic Vonixx é o produto ideal.

O V-Plastic é um coating semipermanente a base de SiO2, desenvolvido exclusivamente para tratamento de superfícies plásticas, a fim de renovar e restaurar plástico por um período de até dois anos, promovendo resistência e proteção UV. 

Compre agora: Kit de vitrificação de plásticos 

Também pode ser utilizado em plásticos novos para evitar a degradação do material e prolongar em até três vezes sua vida útil. V-Plastic pode ser aplicado em para-choques, painéis e laterais de portas.

Confira o passo a passo para aplicar o V-Plastic corretamente: 

  • Após limpar bem a superfície, descontamine o plástico utilizando Revelax e uma toalha de microfibra, a fim de remover quaisquer resíduos indesejados ou excesso de outros produtos.
  • Aplique o produto de maneira uniforme com o aplicador de espuma em toda a superfície. 
  • Para menos brilho, remova o excesso com toalha de microfibra limpa e seca.
  • Se necessário, aplique uma segunda camada de V-Plastic após 3h da primeira aplicação.

Atenção. O V-Platic precisa de tempo de cura parcial de 6 horas e total de 72 horas.

Lembrando que a cura do produto acontece através da reação com o oxigênio da atmosfera e, requer um tempo mínimo de 6 horas para exposição da superfície aplicada à chuva ou condições adversas. 

Caso seja exposto antes desse período, poderão ocorrer manchas e escorridos.

Dica: Além de plásticos, o V-Plastic também pode ser utilizado em borracha, capota marítima e carro envelopado.

Pronto! Após as etapas de limpeza e proteção, seu plástico está restaurado e com uma aparência nova. 

Dicas para evitar que o plástico fique esbranquiçado novamente

A melhor forma de evitar que o plástico fique esbranquiçado é prevenir o seu desgaste. Para isso, a Vonixx te dá algumas dicas de cuidados com os plásticos do carro, como:

  • Lave o carro regularmente, usando produtos adequados, para remover a sujeira que pode acelerar a oxidação do plástico.
  • Evite o uso de produtos abrasivos ou solventes na limpeza dos plásticos, pois eles podem remover a camada protetora do material.
  • Aplique produtos de proteção nos plásticos para criar uma barreira contra os raios UV e a umidade.
  • Sempre que possível, estacione o carro em locais cobertos ou sombreados para reduzir a exposição ao sol.
  • Se o carro ficar muito tempo ao ar livre, use capas protetoras.

Seguindo essas dicas, você pode conservar os plásticos do seu carro e valorizar o seu veículo.

Gostou deste texto? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e ajude-os a cuidar dos plásticos do carro também!

E para continuar acompanhando dicas de cuidados com seu carro, acompanhe nossos técnicos no Canal da Vonixx no YouTube. 

 

Publicado em 7/02/2024